Warning: Cannot use a scalar value as an array in /home/reden294/public_html/libraries/cms/html/html.php on line 620

Warning: Cannot use a scalar value as an array in /home/reden294/public_html/libraries/cms/html/html.php on line 621

Warning: Cannot use a scalar value as an array in /home/reden294/public_html/libraries/cms/html/html.php on line 622

Warning: Cannot use a scalar value as an array in /home/reden294/public_html/libraries/cms/html/html.php on line 623

DEVOCIONAL SEMANAL 
Rio de Janeiro, 25 de Setembro  de 2016. 

 
O poder das nossas ações 
Texto: Cl 1:9-12 
Um discípulo, é uma espécie de aluno-aprendiz de um mestre, no caso do cristianismo, os discípulos são aqueles que aprendem do Mestre Jesus. Sedo assim, a jornada de fé de um discípulo de Cristo está pautada em um constante aprendizado que tem por objetivo    aperfeiçoá-lo em santificação, ou seja, aproximá-lo mais de Jesus Cristo. Esse aprendizado diante da presença de Deus propõe maturidade cristã, e é definitivamente importante nesta jornada as ações que o discípulo de Jesus tem em conduzir a sua própria vida. 
Esse processo de santificação, e consequentemente de maturidade cristã, se dá a medida que as atitudes do homem são tomadas mediante os parâmetros que Deus estabeleceu para a sua vida. Ou seja, a verdade de Deus precisa estar nos corações daqueles que pretendem agir em conformidade com a Palavra de Deus. As ações de um cristão necessitam ter como referência Jesus Cristo! 
Há algo de interessante que normalmente acontece nesta jornada de discipulado com Jesus Cristo: O discípulo de Jesus recebe maior conhecimento de Deus à medida que suas ações expressam o conhecimento de Deus que ele já tem. O funcionamento de aprendizagem com Jesus Cristo é individualizado, pois o Senhor conhece qual momento cada um está em santificação, e quais áreas cada um necessita ser aperfeiçoado. E dia após dia, o cristão vai se aproximando mais de Deus,  e, desta forma, é como se um novo estágio de fé fosse acessível a partir deste momento, e assim, continuamente quando as ações do homem estão em concordância com a Bíblia. 
O homem tem o poder de escolher. As ações do homem são de sua inteira responsabilidade. E quando se trata de santificação, são escolhas e ações do homem determinantes acerca da sua eternidade. 
 
CONTEÚDO 
 
Pensamento e Ação 
 O que o homem pensa e sente define a forma como ele irá agir. As ações do ser humano nascem nos seus pensamentos. E isso é o que faz o homem um ser racional, ou seja, ter a capacidade de pensar-racionalizar antes de suas atitudes. Desta forma, se aquilo que o homem pensa estiver errado, as suas atitudes tendem a serem distorcidas. Bem como, se o que ele pensar estiver correto (em conformidade com a Bíblia), as suas ações deverão ser expressões práticas do Evangelho. Um cristão escolheu crer na  Verdade (Jesus Cristo) e agir de acordo com esta crença, portanto, suas ações devem ser vivenciadas com excelência ética e moral cristã. 
No Reino de Deus é fundamental que haja coerência entre o que se pensa a respeito da fé cristã e as ações praticadas no dia-a-dia. O maior exemplo de conversão e transformação da mente, ao menos aos olhos humanos, são as ações do discípulo de Jesus. O homem é produto das suas próprias crenças, portanto, ele sente e age de acordo com o que pensa. Portanto, eis um grande motivo para um cristão buscar cada vez mais ter seus pensamentos iluminados e dirigidos pelo Espírito Santo. 
 
A verdade é o que a pessoa faz 
Observando pela perspectiva da fé cristã, a verdade de uma pessoa é o que ela faz, não simplesmente o que ela sabe. Ou seja, qual a serventia de conhecer muito a Bíblia, e não viver nada da Bíblia!? Qual o valor de saber o significado da palavra “santificação” nos idiomas bíblicos originais, e não viver uma vida de santificação!? É óbvio que o conhecimento da Palavra de Deus é importantíssimo em diversos sentidos, porém, somente obtê-lo e não colocar o Evangelho em prática, ao menos, em relação a santificação, não tem praticamente nenhuma valia. 
Certa vez, Jesus Cristo disse: “Mas quem vive de acordo com a verdade vem para a luz, a fim de que se veja claramente que as suas   obras são feitas em Deus” (Jo 3:21). Alguém que vive de acordo com a verdade está na luz, ou seja, sua vida não está em trevas e as suas       obras — o que ela faz — são feitas em Deus. 
 
Conclusão 
Deus resolveu fazer o homem à Sua imagem e semelhança, diferente de todas as suas outras criações. E assim o fez sem nenhuma explicação para que a humanidade compreendesse isso de forma tangível com o passar dos tempos. O fato é que Deus criou o homem dentro desta realidade existencial, e consequentemente lhe deu a capacidade de escolher. O homem escolhe como agir. Isso é uma grande bênção de Deus a humanidade, pois, por exemplo, nenhum ser humano é um discípulo de Jesus, sem que esta não seja uma escolha pessoal. 
Ao escolher o pecado, Adão e Eva afetaram a existência humana também com esta possibilidade de escolher pecaminosamente. E mesmo tanto tempo depois, esta realidade de pecado ainda é latente na natureza carnal humana. Para superar a inclinação da carne, e viver através o Evangelho é necessário querer ter ações dirigidas pelo Espírito Santo. E esse estilo de vida em concordância com a Palavra de Deus se dá mediante uma mente transformada através do Evangelho, onde as escolhas são vivenciadas com uma fé em Cristo as ações expressam a presença de Deus na vida do cristão. 
O poder das ações de um homem está justamente na sua capacidade de escolher como conduzir a própria vida neste momento, e quais as consequências estas escolhas feitas no tempo presente repercutirão na eternidade. A fé em Jesus Cristo é algo que integra as     ações do presente com a perspectiva da eternidade. Em Cristo, não basta ser feliz agora, é preciso ser feliz agora, porém, sem que hajam danos na felicidade do porvir. 
 

 
ESTUDO DA CÉLULA 
SEMANA  25/09-01/10
 
QUEBRA-GELO: Se você pudesse ir a um lugar do mundo agora, qual lugar você iria? 
 
EXALTAÇÃO: À critério do líder. 
 
EDIFICAÇÃO: Cl 1:9-12 
Quais ações/atitudes você tem no dia-a-dia que mais expressam a presença de Jesus Cristo na sua vida? 
 
AVISOS: 2016 Ano da SuperAção! 
  • 09 de Outubro é a data para a multiplicação das células em nossa igreja. E para celebrar esta data tão importante, realizaremos o   Almoço de Comunhão. Acontecerá o culto de Ceia na sede da     igreja pela manhã, e logo em seguida o Almoço da Comunhão    acontecerá nas dependências do Projeto A.M.A.R. O valor será de R$ 10,00 e podem ser adquiridos com os líderes das células. 
  • Nossa igreja está empenhando apoio a algumas casas de recuperação, convocamos a igreja para que possa interceder neste causa, e a medida que houver necessidade solicitaremos ajuda da igreja. 
  • Propósito para a liderança desenvolver: 350 pessoas nas aulas do CTM, 95% de freqüência nas células, 580 pessoas nos cultos de Domingo e 320 pessoas nos cultos de 4ª feira. 
  • Contamos com a colaboração para a Campanha do Quilo. O valor é de R$5,00. Procurar Hilton e Zoraia. 
  • Atenção aos propósitos deste trimestre para as células.

Ouça a mensagem em áudio

 Assista a mensagem

 

Baixe O estudo em PDF