Nossa História

Conheça um pouco da família Redenção

A nossa Igreja surgiu em uma pequena casa no bairro de Cavalcante. A origem da Igreja Evangélica da Redenção Cristã se deu em uma pequena casa na rua Antônio de Sá, Cavalcante, Rio de Janeiro, em maio de 1997. O nome Redenção Cristã originou-se com a ideia de que nosso resgate ou liberdade do pecado somente é possível em Cristo Jesus.

Com o intuito da realização de cultos domésticos com orações, estudos da Palavra e louvores, alguns irmãos se reuniam nessa casa. Através desses cultos, foram se achegando mais e mais pessoas para a comunhão com Deus e as reuniões, que aconteciam na sala, passando para a garagem, pois o número de pessoas aumentava rapidamente. Inúmeras histórias começaram ali nessa pequena casa, e entre elas a da nossa querida igreja.

Visto que o local não suportava mais o número de pessoas que se reuniam, aprouve a Congregação uma mudança de estrutura residencial para uma maior. Então, em 1998, a Igreja foi para uma loja alugada na Avenida Ernani Cardoso, 385, loja A, no bairro de Campinho. A Igreja permaneceu nesse endereço até o ano de 2000, se mudando para a Rua Maria Lopes, 596, em Cascadura, onde permaneceu por mais 3 anos. Quando surgiu a possibilidade da aquisição do imóvel da Avenida Ernani Cardoso, 395, Cascadura. Diante de tantos desafios e propósitos para a aquisição, conseguimos a compra e uma nova estrutura começou a surgir. Os anos se passaram e estamos nesse mesmo endereço, sendo que agora com a aquisição em 2019 dos terrenos na Avenida Ernani Cardoso, 399 e 401.

NOSSO SURGIMENTO (Mateus 18.20)

Nosso primeiro pastor foi Airon dos Santos Nunes. Mineiro, nascido em Ubá em 8 de novembro de 1941. Muito dedicado à obra. Se entregou por completo a fazer a vontade de Cristo. Pastor Airon permaneceu firme na obra de Cristo, até que em julho de 2000, em um momento de oração com os líderes, disse a seguinte frase: “Hoje Deus falou comigo que todas as promessas Dele na minha vida já se cumpriram e a obra está completa”.

Deixou algumas recomendações a Igreja e no mês seguinte foi internado com problemas renais e na semana seguinte chamado a presença do Pai. Ele partiu para a eternidade e nós o honrados permanecendo firmes nas promessas de Jesus, crendo que um dia nos encontraremos na Glória com o Pai.

NOSSO PRIMEIRO PASTOR

UM NOVO TEMPO

“...guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome”. (Salmos 23.3b)

Após o falecimento do pastor Airon, o estatuto da Igreja previa que o próximo a assumir seu posto deveria ser o vice-presidente, mas como não havia um segundo pastor foi então levantado como pastor-presidente o, até então, presbítero João Alexandre. Neste caso consagrado a pastor por aclamação.

Pastor João Alexandre é carioca. Nascido em 11 de janeiro de 1967 e cresceu em Campinho, subúrbio do Rio de Janeiro. Se converteu quando foi convidado pela sua namorada e hoje esposa, Adriana de Barros, para participar dos cultos domésticos ministrados pelo seu pai, o saudoso pastor Cauby Neves de Mello. Estes momentos despertaram o desejo de buscar mais a Deus, ao ponto de, em 1992, ser batizado nas águas. Chegou a Redenção Cristã convidado por sua mãe Marlene Conceição, para participar das primeiras reuniões que ainda eram na pequena casa em Cavalcante.

Este crescimento continuou e após a sua consagração em 2001 se fez necessária mais uma vez a mudança de endereço. Em 2003 a Igreja chegou ao endereço que permanece até hoje, Avenida Ernani Cardoso, 395, Campinho. Na época da mudança, a Igreja se estabeleceu em uma construção com capacidade para 120 pessoas. O terreno era amplo e existia a ideia inicial usar esse espaço para momentos de comunhão após os cultos, como: almoços, eventos da Igreja e etc. O crescimento foi muito rápido e esta ideia ficou para trás e construíram um novo templo com capacidade para 600 pessoas, onde atualmente celebramos ao Senhor.

NOSSOS AUXILIARES

Ninguém chega a lugar algum sozinho!

Hoje na família Redenção contamos com o auxílio de 2 homens de Deus que verdadeiramente honram seus títulos. Pastor Robson Costa e pastor Marco Alcantara, ambos estão lado a lado enfrentando toda e qualquer batalha preparados para qualquer luta em prol do Evangelho de Cristo Jesus.

Não podemos deixar de lembrar do saudoso pastor Cauby Neves de Melo, sogro do pastor João. Em agosto de 2009, aos 71 anos, partiu para o Senhor, mas ainda hoje é muito lembrado entre os irmãos por ser um sábio pacificador.

A HISTÓRIA CONTINUA

Aquisição do projeto AMAR e a implantação do sistema em células.

Ações sociais fazem parte da nossa história. Nenhuma Igreja deve pensar no ser humano como um ser unicamente espiritual. Assim nos deixou exemplos o próprio Jesus quando transformou a água em vinho, multiplicou os pães ou até quando restaurou a saúde aos enfermos. Com este pensamento, em 2007 a Igreja comprou um terreno praticamente abandonado na rua Massiambú, 16 em Cascadura e criou o projeto AMAR.

O Projeto AMAR (Associação Mãos Amigas Redenção) é uma instituição sem fins lucrativos cujo objetivo principal é oferecer ao público atividades de cunho educacional, social e esportivo, tendo como princípio, os parâmetros bíblicos de condução das atividades.

Atualmente a fonte de recursos financeiros para manter as atividades do projeto AMAR é a Igreja Redenção Cristã e alguns projetos de parceria com a Prefeitura do Estado do Rio de Janeiro.

FILIAL DE INHAÚMA

Dia 30 de janeiro de 2015, é mais uma data que entrou para a nossa história. Nesse dia foi inaugurada em Inhaúma a primeira filial da Redenção Cristã. O bairro foi escolhido devido às células que já aconteciam na região. Os pré-requisitos que a Igreja tem para abertura de filiais é uma boa quantidade de células e uma estrutura de liderança formada em uma determinada localidade e isso já acontecia em Inhaúma.

A nossa filial em Inhaúma está localizada rua Álvaro de Miranda, 791. Na época a Igreja era dirigida pelo pastor Marco Alcantara.

Hoje a filial de Inhaúma é pastoreada na pessoa do pastor João, representada pelo dirigente pastor Pedro Cesário.